Gestão de Qualidade em Tempo Real
Alimentos

Como evitar contaminação por Salmonella em seu restaurante


COMO EVITAR CONTAMINAÇÃO POR SALMONELLA EM SEU RESTAURANTE

Alimentos contaminados com fezes animais transmitem uma doença infecciosa pelo microrganismo Salmonella e considerada a principal causa de intoxicações alimentares pelo mundo. Muitas pessoas acreditam que apenas carnes, ovos e leite estão propensos a este tipo de contaminação, mas acredite: frutos do mar e até vegetais podem apresentar perigo, já que a contaminação ocorre em alimentos crus ou mal cozidos que tiveram algum contato com bactérias de fezes animais.

Dependendo do tipo da Salmonella e da quantidade ingerida, os sintomas podem aparecer até 7 dias depois de consumir o alimento contaminado e os efeitos continuam no corpo por cerca de 3 semanas. Devido ao longo período para aparecimento dos primeiros sintomas, existe a dificuldade de diagnóstico da doença considerando somente os tipos de alimentos ingeridos.

A comprovação da contaminação por Salmonella é feita por meio de exames que localizam germes nas fezes As pessoas infectadas geralmente sentem náuseas, vômitos, diarreia intensa, febre, dores na barriga e cabeça, além de perceber uma certa quantidade de sangue nas fezes, em alguns casos. A pessoa infectada apresentará quadros de desidratação e precisa, em muitos casos, de reidratação com soro. Casos mais graves são tratados com antibióticos.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2007 e 2014, mais de 13 mil pessoas no Brasil adoeceram devido a surtos de Salmonella. Com isso, o consumidor está cada vez mais atento ao fazer refeições fora de casa. Portanto, se você tem um restaurante, cuidado! Mostre a seus clientes que não há com o que se preocupar!

Como manter seu restaurante livre de Salmonella

COMO MANTER SEU RESTAURANTE LIVRE DE SALMONELLA

Use apenas leite pasteurizado

Os lácteos sem pasteurização têm 150 vezes mais possibilidade de trazer problemas com contaminação para o seu restaurante, pois podem ter entrado em contato com as fezes da vaca ou bactérias presentes no corpo do animal. Com a onda saudável, alguns estabelecimentos utilizam leite in natura em suas refeições, mas a pasteurização é a única forma de eliminar qualquer possibilidade de contaminação. Este é, inclusive, um cuidado obrigatório no Brasil. Não abra mão em seu restaurante!

Atenção com as carnes

Sabia que uma bactéria na superfície da carne pode contaminar todo o interior do alimento? Por isso é extremamente importante o seu cozimento dentro e fora. É importante atentar-se, também, à maceração dos bifes para que não haja contaminação na hora de realizar este processo.

Lave bem as frutas, legumes e verduras

Na dúvida, lave mais de uma vez. Algumas hortaliças, quando plantadas em locais onde há criação de gado ou aves, estão sujeitas à contaminação pelas fezes destes animais. É muito importante conhecer bem o seu fornecedor e, além disso, realizar a higienização correta das frutas, legumes e verduras.

Não sirva ovos mal passados

A primeira grande epidemia de Salmonella no mundo aconteceu devido ao consumo de ovos crus. Apesar de que o ovo é um dos alimentos mais ricos em nutrientes, pode ser um grande vilão se o cozimento não for adequado. As legislações da Vigilância Sanitária proíbem a comercialização de ovos crus, pois o único modo de eliminar a Salmonella de ovos contaminados é o emprego de temperaturas acima de 60ºC. Ou seja, através do completo cozimento do alimento.

Frutos do mar precisam de atenção

Ostras, por exemplo, concentram diversas bactérias da água, servindo como um filtro do mar. Se a água estiver contaminada, de fato, quem consumir o alimento terá problemas.

Foco nos hábitos pessoais

Após a infecção, humanos podem tornar-se portadores de Samonella por anos. Esses indivíduos não apresentam mais os sintomas da doença, mas representam uma fonte contínua de contaminação. Por esse motivo, destaca-se a importância da correta higienização das mãos antes da manipulação dos alimentos e realização de exames de saúde periódicos.

Você já adotou alguma estratégia em seu restaurante para mantê-lo livre da Salmonella? Compartilhe conosco! Siga nosso blog e fique por dentro das melhores dicas para o seu estabelecimento!

CTA Sistema Trofitic Chef
Alimentos
Os registros de temperatura e limpeza para tomada de decisão
Alimentos
A carga horária ideal para o treinamento dos manipuladores de alimentos
Alimentos
Exames obrigatórios para manipuladores de alimentos